Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

24 maio 2007

1º Jantar Camiliano em Ribeira de Pena

INFORMAÇÃO

No próximo dia 1 de Junho, assinala-se o 117º aniversário da morte do escritor Camilo Castelo Branco.

Ribeira de Pena, terra ligada ao escritor através da sua vida e obra, vai comemorar a data com a organização de um Jantar Camiliano, o primeiro a efectuar-se no concelho.

A iniciativa pretende ligar a evocação do escritor com a gastronomia tradicional do concelho, cosida através da animação teatral. Assim, podemos anunciar que o jantar será presidido pelo Visconde de Correia Botelho (Camilo Castelo Branco), que terá ocasião para evocar algumas passagens da sua vida em Ribeira de Pena e não nos surpreenderíamos se, a meio do repasto, não aparecesse a sua primeira mulher, Joaquina Pereira de França, com quem casou aqui em 18 de Agosto de 1841.

A refeição será servida no Restaurante “Cantinho do Churrasco”, na Rua Camilo Castelo Branco, e será constituída por diversas entradas (algumas retiradas dos textos de Camilo), pelos afamados “Milhos Ricos”, finalizando com um buffet de sobremesas. Uma oportunidade única de degustar os bons sabores de Ribeira de Pena, ao mesmo tempo que nos confrontamos com a vida e a obra do escritor e, sobretudo, com a sua ligação ao nosso concelho.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, a animação do jantar estará a cargo de Francisco Botelho, estudioso de Camilo e animador cultural.

Os interessados em participar neste primeiro Jantar Camiliano em Ribeira de Pena deverão fazer a sua inscrição junto do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal – Tel. 259490500 – Email: gap@cm-rpena.pt.

O custo do jantar é de 20 € .

2ª Garnde Corrida de Carros de Pau e Rolamentos

INFORMAÇÃO

No próximo dia 3 de Junho, em Ribeira de Pena, vai ter lugar a segunda edição de uma corrida de carrinhos de pau e rolamentos. A organização do evento é do INATEL, da Câmara Municipal e da Associação de Balteiro.

Os intrépidos condutores irão descer a estrada municipal entre a Escola e a Granja Velha, com um segundo troço no interior da povoação de Balteiro.
Aguardam-se mais de 50 participantes, vindos de todo o distrito.

Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro em França

INFORMAÇÃO

No passado fim-de-semana o Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro deslocou-se a França, a S. Galmier, para um conjunto de actuações e convívio com a associação portuguesa local.
Há mais de 10 anos que se vão consolidando os laços de amizade entre Ribeira de Pena e S. Galmier, tendo-se sempre falado numa geminação que não foi, até agora, concretizada. No entanto, os intercâmbios entre as duas comunidades têm sido anuais, com deslocações entre os dois países. Desta vez, a representação de Ribeira de Pena, chefiada pelo Presidente da Câmara, enquadrou várias intervenções do Rancho Folclórico de Balteiro.
No sábado, dia 19, o grupo de portugueses foi recebido na Câmara pelo Maire de S. Galmier e, pelo Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, foi-lhe renovado o convite a visitar o nosso concelho e a concretizar oficialmente a geminação entre os dois municípios. À tarde, o Rancho actuou no Jardim Público de S. Galmier.
Domingo, o grupo de portugueses assistiu à Missa Dominical, tendo actuado no largo fronteiro à Igreja a seguir à Missa. Mas, nesse dia, ainda teve mais duas actuações, uma no Jardim da cidade e outra junto ao Casino local.
Uma oportunidade única para reatar os laços entre a comunidade emigrante, os naturais de S. Galmier e os de Ribeira de Pena.

O Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro integra um conjunto de 50 participantes, entre dançarinos (24 jovens) e a Tuna com 23 pessoas. Originários do vale do Tâmega, usam os trajes tradicionais do Baixo Minho e interpretam peças do folclore nacional.

04 maio 2007

IV Estágio da Primavera de Karaté - Ribeira de Pena e Cerva

INFORMAÇÃO

Nos dias 5 e 6 de Maio de 2007, decorrerá pela segunda vez consecutiva em Ribeira de Pena o Estágio da Primavera GOJU – RYO em Karaté, na sua 4ª edição.
O estágio é aberto a todas as associações nacionais de Karaté e é administrado pelo mestre José Campos, representante do JUNDOKAN Internacional, apoiado pelo mestre José Carvalho, director técnico do Núcleo Português de Karaté.
No dia 5 os atletas concentram-se em Cerva (uma das vilas do concelho) às 10H realizando uma primeira sessão de treino no pavilhão Municipal de Cerva. Às 12:30H haverá almoço (piquenique) e ás 15H haverá uma segunda sessão de treino na praia das Meadas. Os participantes vão pernoitar no pavilhão gimnodesportivo municipal em Ribeira de Pena. Às 20H haverá o Jantar na Casa do Povo e animação com rancho.
No dia 6, domingo, a concentração far-se-á junto ao gimnodesportivo de Ribeira de Pena, na sede do concelho, de onde sairão para a primeira sessão do dia a realizar em Bragadas às 10H sendo servido no local um almoço. Às 15H haverá a ultima sessão de treino com sarau de demonstração para a comunidade no pavilhão gimnodesportivo. O evento encerra às 17H com a presença das entidades representativas do Concelho.
A organização está a cargo duma parceria entre o Município de Ribeira de Pena e o instrutor João Alves do N.P.K. que ministra esta modalidade no concelho ás segundas e quartas em Cerva/ Ribeira de Pena das 17:30H às 20:30H e terças e quintas em Salvador/ Ribeira de Pena das 17:30H às 20:30H.

Acção de formação de Animadores do Roteiro Camiliano de Ribeira de Pena

INFORMAÇÃO

Camilo Castelo Branco é, porventura, a personalidade mais marcante ligada ao concelho de Ribeira de Pena. A sua efémera passagem durante a juventude ficou assinalada por um casamento com uma jovem de Friúme, Joaquina Pereira de França e desse casamento nasceu uma filha, Rosa. Mulher e filha vieram a falecer num curto período de tempo (em menos de cinco anos), não sem antes Camilo as ter abandonado por Vila Real e depois pelo Porto.
Se este episódio de vida de Camilo Castelo Branco não é muito significativo no contexto da sua biografia, a marca da Ribeira perpassa por toda a sua obra. A novela Maria Moisés é toda ela passada em Ribeira de Pena, o Santo da Montanha tem como personagem um fidalgo da Ribeira, o Lobisomem retrata provavelmente o seu namoro com Joaquina, em várias obras aparece a personagem do “fidalgo mendigo”, de Friúme, nas Noites de Lamego e nos Doze Casamentos Felizes surgem contos de Ribeira de Pena.

A Câmara Municipal de Ribeira de Pena, há alguns anos, criou um Roteiro Camiliano no concelho, um circuito turístico-cultural que evidencia 6 locais de Ribeira de Pena e um de Cabeceiras de Basto, onde os aspectos patrimoniais podem ser contemplados à luz da escrita de Camilo. Os locais estão assinalados por placas e a visita pode ser acompanhada por fichas de leitura.

Procurado essencialmente pelo público escolar, este Roteiro tem estado subaproveitado e é intenção do Município divulgá-lo amplamente e, através dele, chamar a Ribeira de Pena um número cada vez mais significativo de visitantes.

Nesse sentido, a Câmara Municipal acaba de iniciar uma acção de formação para Animadores do Roteiro Camiliano de Ribeira de Pena, que pretende qualificar seis jovens quadros da Câmara e da Santa Casa da Misericórdia para um acompanhamento cabal e eficaz das visitas camilianas em Ribeira de Pena. A acção de formação que é dirigida por Francisco Botelho, estudioso de Ribeira de Pena e o autor do Roteiro, terá 10 horas de duração.

As potencialidades de atracção deste Roteiro são óbvias como o provam as contínuas visitas. Em 20 de Abril passado, 30 professores da Escola Maria Lamas, do Porto, entusiasmaram-se com a paisagem e com Camilo; a 30 de Abril será a vez de um grupo do Centro Nacional de Cultura, de Lisboa, passar por Ribeira de Pena em busca do escritor e a 10 de Maio são esperados cerca de 70 visitantes da Universidade Sénior de Famalicão, num percurso que ligará S. Miguel de Seide e Ribeira de Pena.