Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

04 maio 2007

Acção de formação de Animadores do Roteiro Camiliano de Ribeira de Pena

INFORMAÇÃO

Camilo Castelo Branco é, porventura, a personalidade mais marcante ligada ao concelho de Ribeira de Pena. A sua efémera passagem durante a juventude ficou assinalada por um casamento com uma jovem de Friúme, Joaquina Pereira de França e desse casamento nasceu uma filha, Rosa. Mulher e filha vieram a falecer num curto período de tempo (em menos de cinco anos), não sem antes Camilo as ter abandonado por Vila Real e depois pelo Porto.
Se este episódio de vida de Camilo Castelo Branco não é muito significativo no contexto da sua biografia, a marca da Ribeira perpassa por toda a sua obra. A novela Maria Moisés é toda ela passada em Ribeira de Pena, o Santo da Montanha tem como personagem um fidalgo da Ribeira, o Lobisomem retrata provavelmente o seu namoro com Joaquina, em várias obras aparece a personagem do “fidalgo mendigo”, de Friúme, nas Noites de Lamego e nos Doze Casamentos Felizes surgem contos de Ribeira de Pena.

A Câmara Municipal de Ribeira de Pena, há alguns anos, criou um Roteiro Camiliano no concelho, um circuito turístico-cultural que evidencia 6 locais de Ribeira de Pena e um de Cabeceiras de Basto, onde os aspectos patrimoniais podem ser contemplados à luz da escrita de Camilo. Os locais estão assinalados por placas e a visita pode ser acompanhada por fichas de leitura.

Procurado essencialmente pelo público escolar, este Roteiro tem estado subaproveitado e é intenção do Município divulgá-lo amplamente e, através dele, chamar a Ribeira de Pena um número cada vez mais significativo de visitantes.

Nesse sentido, a Câmara Municipal acaba de iniciar uma acção de formação para Animadores do Roteiro Camiliano de Ribeira de Pena, que pretende qualificar seis jovens quadros da Câmara e da Santa Casa da Misericórdia para um acompanhamento cabal e eficaz das visitas camilianas em Ribeira de Pena. A acção de formação que é dirigida por Francisco Botelho, estudioso de Ribeira de Pena e o autor do Roteiro, terá 10 horas de duração.

As potencialidades de atracção deste Roteiro são óbvias como o provam as contínuas visitas. Em 20 de Abril passado, 30 professores da Escola Maria Lamas, do Porto, entusiasmaram-se com a paisagem e com Camilo; a 30 de Abril será a vez de um grupo do Centro Nacional de Cultura, de Lisboa, passar por Ribeira de Pena em busca do escritor e a 10 de Maio são esperados cerca de 70 visitantes da Universidade Sénior de Famalicão, num percurso que ligará S. Miguel de Seide e Ribeira de Pena.