Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

27 fevereiro 2007

Comunicado da Real Tertúlia de Pena

INFORMAÇÃO

Após duas novas reuniões, a Real Tertúlia de Pena lançou novo comunicado, com novas ideias para Ribeira de Pena.

Fruto dos últimos encontros, a REAL TERTÚLIA DE PENA divulga aqui algumas considerações que poderão contribuir para o desenvolvimento do concelho de Ribeira de Pena.
As novas acessibilidades de que o concelho se encontra actualmente dotado, poderão servir como canais de atracção. No entanto, essa atracção não se dá por si só, é necessário dinamizá-la, e como sempre a propaganda é fundamental. Considera-se assim que a aposta no desenvolvimento do turismo e na divulgação do concelho constituem uma base fundamental para a atracção de visitantes. Aposta no turismo, através da dinamização das potencialidades do concelho nos vários níveis (paisagístico, patrimonial, gastronómico, etc.), da dinamização das estruturas existentes (roteiros, caminhos pedestres...) e mesmo da criação de novas estruturas em áreas tão carenciadas como as do alojamento, da restauração e do apoio à animação, elegendo o turismo como uma actividade fundamental para o desenvolvimento concelhio. Aposta na divulgação, com uma boa política de propaganda não só a nível nacional mas também no estrangeiro, nomeadamente na Galiza, aqui tão próxima e que constitui um excelente mercado.
Considerou-se também que a aposta por parte do município na gastronomia típica regional como bandeira de propaganda, constituiria, junto com o linho que actualmente cumpre esse papel, um elemento enriquecedor para a atracção de visitantes, tal como se verifica em outras regiões do país. Na utilização dos milhos ou da carne maronesa por exemplo, como cartão de apresentação de Ribeira de Pena, o concelho encontra uma forma mais chamativa para a sua divulgação. Não se pede a despromoção do linho que representa sempre o artesanato, apenas se acrescenta um novo contributo. Dentro ainda da gastronomia, e de forma a potenciar a gastronomia típica no concelho, a Câmara Municipal poderia criar um concurso gastronómico de produtos regionais típicos do concelho, em que participariam os restaurantes do mesmo. Um concurso deste género não só atraía visitantes como permitia a criação de ementas típicas nos restaurantes. Outra ideia no mesmo sentido seria o lançamento de Semanas gastronómicas envolvendo os restaurantes locais, incentivados para aderirem através de compensações específicas e de amplas campanhas promocionais.
Considerou-se ainda que seria importante a dinamização da figura de Camilo Castelo Branco, mais um elemento fundamental para a cultura do concelho. Assim, em conjunto com o Centro de Estudos Camilianos, poderiam se realizar em Ribeira de Pena "Jantares Camilianos", que para além da parte gastronómica incluiriam palestras e dissertações para os participantes. A parceria com o Centro de Estudos Camilianos, a Casa de Camilo e a Associação de Cidades Camilianas deveria ser incentivada, com a proposta de novas iniciativas e a partilha daquelas que já estão colocadas no mercado da cultura.
A REAL TERTÚLIA DE PENA lembra o seu endereço electrónico: realtertuliadepena@sapo.pt