Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

21 março 2007

Inaugurado Parque Ambiental

INFORMAÇÃO







Com a presença do Governador Civil de Vila Real foi hoje inaugurada em Ribeira de Pena a Semana da Floresta, que irá decorrer até ao dia 24 envolvendo um conjunto de iniciativas ligadas ao ambiente e à cultura.
Mas o dia de hoje, para além da abertura da exposição patente na Casa do Povo, ficou marcado pela visita inaugural ao Parque Ambiental do Bucheiro.
Espaço pertencente à antiga Quinta do Bucheiro, adquirida pela Câmara Municipal no início dos anos 90, a encosta sobranceira ao actual Parque Desportivo mantinha-se há anos sem qualquer tratamento, isto apesar de o próprio PDM de há 10 anos ali prever a instalação de um Parque Ambiental.
Este ano, a Câmara deu início aos trabalhos, produzindo um extenso trabalho de limpeza e regularização, iniciando a introdução de algumas infraestruturas destinadas à educação ambiental. Com uma área de 18 hectares, o Parque Ambiental do Bucheiro está ainda no começo. Mas as potencialidades são já mais do que evidentes. Em primeiro lugar a água, que corre na antiga levada do Salvador, e abastece um conjunto de pequenos lagos – poças – residência permanente de algumas aves. E que fará mover o moinho recentemente restaurado, ao mesmo tempo que proporciona a visão tranquila e refrescante ao passar por debaixo das pontes ou ao fervilhar nos pequenos açudes ou tralhadouros. Depois da água temos a intensa vegetação de folhosas, algumas centenárias, que não deixarão de conceder momentos de conforto em pleno Verão. E, em canteiros recentemente criados crescerão as ervas aromáticas e um conjunto de plantas exóticas para fruição dos visitantes. A fauna local também vai estar presente no Parque, prevendo-se a presença de javalis, corças, raposas, lebres, perdizes, faisões… E haverá também garranos, que poderão ser montados pelos visitantes do Parque.
Nesta primeira visita oficial deu para observar que muito ainda está por completar. Mas é evidente a potencialidade deste espaço como zona de lazer privilegiada de Ribeira de Pena. Oferecendo o que de melhor possuímos, um ambiente e uma floresta de excepção.
Um espaço com condições ideais para educação ambiental, dedicado às escolas e a grupos organizados que aqui poderão encontrar motivo para dias bem passados na natureza.