Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

21 dezembro 2007

Boas Festas


Com duas imagens das iluminações de Natal da vila, os meus votos de
BOAS FESTAS para todos os leitores

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Retribuindo seus votos de Boas Festas deixo aqui uma bela mensagem...

Que nossas mãos possam
ser portadoras de paz...
De afagos...
De carinho...
Que escorra delas os mais límpidos sentimentos...
de bálsamos...
de alívio...
de força...
de luz...
Que possam ser espraiados na terra árida...
fazendo germinar o amor entre as pessoas...
Multiplicando cada melhor essência de nós...
Fazendo-nos fortes ao meio à tempestade...
Deixando-nos ver o sol que nasce...
Que rompe a noite...
Que se faz dia...
Que se faz belo...
Que se faz vida!
Que se chama amor...

(autor desconhecido)

Um grande abraço.

21/12/07 21:25  
Anonymous Anónimo said...

Que nesse novo ano você conquiste a concretização dos seus projetos!
Boas Festas.

22/12/07 17:08  
Blogger montanha iluminada said...

Meu caro amigo dr. Francisco Botelho.
Aproveito, em primeiro lugar, para o cumprimentar, para lhe desejar a melhor saúde, e para lhe manifestar meus votos de feliz e próspero Ano 2008.
Gostaria que me permitisse enviar, através de seu blog, para todos os meus conterrâneos de Agunchos, de Formoselos, de Cerva e de todo o concelho de Ribeira de Pena, cumprimentos amigos e felicidades para o novo ano 2008 que vai começar.
Se me permite personificar, envio especiais votos de Ano Próspero 2008 para o Senhor Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, senhor dr. Agostinho Pinto e demais autoridades do Município, para o pessoal da Real Tertúlia de Pena, para o Padre Joaquim, pároco de Cerva, para minha amiga Celeste Pereira, funcionária do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para a D. Maria de Lourdes da Casa do Cerrado em Agunchos, para o Toninho da casa do Pereira, em Agunchos, para a D. Teresa e dr. Vaz de Carvalho da casa da Timpeira, em Vila Real, e para meus familiares e amigos de Agunchos e Formoselos, e para todos os conterrâneos que ainda se lembram de mim.
Em relação às suas crônicas e reportagens, sempre informativas e interessantes, meu caro dr. Francisco Botelho, devo dizer-lhe que li com muito interesse as últimas matérias que publicou sobre o Natal na Santa Casa de Ribeira de Pena e sobre o clima de Natal, representado por duas interessantes imagens que mostram um pouco da iluminação natalícia da vila, e ainda sobre a montaria feita ao javali.
Em relação às suas reportagens, meu bom amigo, é natural que haja alguém, que ao menos uma vez na vida, louve sua benemérita ação cívica e cultural em prol do concelho de Ribeira de Pena e de suas gentes residentes e espalhadas pelo mundo, emigrantes e em diáspora. É natural que se louve, porque seu blog é finíssimo. Conheço muito tipo de jornalismo nacional e internacional. E seu jornalismo fica entre os melhores. Pela seleção de matérias, pela objetividade e pelo tratamento adequado com texto e imagem. Na precária situação local e regional que vive a imprensa serrana e tamecense, seu blog é a luz que temos para manter vivo, em termos concretos, nosso orgulho ribeirapenense e transmontano. Por isso, temos que prestigiar um blog que tem voz e é autoridade na notícia. A leitura, a divulgação e o apoio ao " Ribeira de Pena On line" tornaram-se para mim um ato de justiça cultural e social. Como boletim eletrônico informativo, tornou-se para mim o jornal da terra que sempre visito, leio e aprecio. É um jornal que sabe selecionar as matérias, é objetivo e apresenta-se como uma lição de jornalismo. Escreve com a correção própria dos textos clássicos de nossos principais autores. Além de informativo e de nos falar sobre as coisas da terra, é didático. Jovens e adultos podem aprender com ele. È por isso que dou os parabéns ao dr. Francisco Botelho. A par disso, desejaria, que o SCETAD-Boletim eletrônico do concelho de Ribeira de Pena fosse reativado e dinamizado , para uma alternativa. Apesar de termos também TV Basto e Semanário Transmontano, no contexto da pesquisa e da leitura, os parabéns vão em cheio para o dr. Francisco Botelho. Sempre atento, sempre atual, ele é o verdadeiro jornalista local e transmontano que representa a voz do Concelho de Ribeira de Pena. No dia em que ele for condecorado por este seu trabalho, eu irei pessoalmente a Santa Marinha dar-lhe o abraço que ele merece por todo o trabalho que desenvolve em prol de Ribeira de Pena. Saudações 2008.
Brasília, 28 de dezembro de 2007. Assina: João Ferreira. Professor Titular aposentado da Universidade de Brasília. Membro do Instituto Luso-Brasileiro de Filosofia, com sede em Lisboa. Atualmente Professor dos Cursos de Letras e Filosofia da Faculdade IESCO, Águas Claras, Brasília, Brasil.

28/12/07 14:18  
Blogger Marco Gomes said...

Caro Francisco Botelho,
alegra-me ter conhecimento de um novo blog das terras de Basto.
Adicionarei o seu blog à meu blogrol.
Parabéns.

30/12/07 20:34  
Anonymous Anónimo said...

Bem, meus senhores, ao passear nesta página, denoto que há uma consecutiva tentativa de associar este nosso concelho, Ribeira de Pena, a um marco de história, tradição, desenvolvimento, um modernismo rural bem sucedido e bem apresentado... Assim, sendo, em motivo grande eronia, confesso que não posso deixar de criticar este realismo ingénuo imposto, de forma medíocre pela nossa câmara.. Em estudos avançados pela Universidade da Beira Interior, que nos falavam da pobreza que caminha de mão dada com Ribeira de Pena, também agora o INE, como grande coincidência, procedeu a um estudo em que nomeava os piores dezasseis concelhos portugueses com poder de compra (IpC)... Não foi preciso abrir a página indicada do jornal, meus amigos, para saber que o nosso município se encontrava entre aquele número... E ainda mais decadente, estamos no segundo pior concelho de toda aquela lista.. Não sei se entretanto já reconheceram alguma medida, se já pararam para ler estes artiogos da imprensa portuguesa, mas um misto de vergonha e ruina estão a depositar-se sobre este concelho.. Ninguém acorda na hora certa, ninguém pára para pensar que, na verdade, não é com este tipo de sites apologistas de uma boa imagem do concelho, que o vamos tirar da miséria e da decadência..

1/12/09 23:19  
Anonymous Vilarinho said...

Cada vez mais escrevo, cada vez mais vejo a apatia dos penatos, que não vão á internet, ou não querem simplesmente saber da sua pobre forma de vida.
Vê-se uma repressão, uma renuncia constante ao que é novo, e nem os habitantes, nem o presidente do nosso conselho se parecem importar.
Tenho um certo sentimento de frustraçao em relação aos habitantes de Ribeira de Pena, que por mais que as pessoas lhe mostrem, insistem em viver com os olhos vendados.

11/12/09 17:53  
Anonymous gmm-v said...

Vejo que existe muito pouca "massa cinzenta" na cabeça da maior parte das pessoas que estiveram, toda a sua existência, presas, encerradas até, em Ribeira de Pena... A culpa nao cai pesada apenas sobre os emigrantes, mas também sobre essas gentes mais velhas que não querem arranajar a "força" necessária para mudar mos o destino do nosso concelho... Falo isto com todo o respeito e atribuindo muito louvor a essas gentes, que também são as minhas gentes, a minha face... GRito é pela diferença, pela mudança, pelo "acordar" dessa mesma "massa cinzenta" que parece enexistente... Agradecia, como já pedido noutros comentários aqui deixados, que os responsáveis, os representantes, passassem por esta página e que observassem, parassem e deliberassem sobre a outra cara que este concelho poderá vir a apresentar... Uma cara toda ela repleta de modernismo e perspectivas futuristas para Ribeira de Pena... LEIAM E PENSEM...

16/12/09 12:43  
Anonymous Gmm-V said...

Meus amigos, o dia 23 de Dezembro começa agora assombrado pelo frio e pela chuva que se fazem sentir no concelho de Ribeira de Pena, em geral, por todo o país... Estamos a menos de dois dias, portanto, do Natal, época que por sua exclusividade, se define de paz, harmonia, uma magia especial e enquadrada num cenário aconchegante e familiar... É certo que não se encaixam aqui, nessa linha de raciocínio, então críticas duras e, directamente, pejorativas a medidas mais falhadas dos governantes municipais.. O meu apelo vai então para o número grande de pessoas que se sentam à mesa, em família, para provarem o bacalhau e todos os outros pratos típicos de uma festa como esta... Sim, essas gentes, vindas, talvez, de todas as partes da Europa, movidas pelos princípios de uma educação rural, que é a nossa, e que comemoram o Natal rodeados dos seus entes mais queridos.. Juntem-se, claro, mas conversem, debatam-se, falem também das mudanças patentes ao concelho de Ribeira de Pena, de forma, a que tornem o desenvolvimento deste município o melhor presente, generalizado, obviamente... Bom Natal para todos os ribeirapenenses, para toda a gente em particular....

23/12/09 00:26  
Anonymous GMM-V said...

2009 foi assim: um ano de balanço, de campanha, de escolha, de voto e de uma recandidatura dirigida ao Sr. Presidente Agostinho Pinto.. 2010 poderá ser assim: um ano de mudança, desenvolvimento, modernismo e oportunidade dirigida ao povo Ribeirapenense... Não obdecendo à lógica dos comuns discursos de final de ano, os meus votos veem apreesentar-se em primeiro plano...
NOto depois, que lendo algures num site que se intitulava "Jovens apoiam Agostinho Pinto..", onde um texto se impunha como "Juntos fazemos Obra", me vi obrigado a questionar o autor sobre a existência real dessa mesma obra... Em discurso directo, o presidente de Ribeira de Pena mostrava ter estado atento e ter-se mostrado interessado nas necessidades dos queixantes... Para estes quatro anos que se aproximam, nesta nova década que nasce ainda esta semana, imploro ainda mais atenção, mais interesse... Uma atenção e um interesse um tanto quanto diferentes, é certo, com uma visão dirigida para mover Ribeira de Pena para um novo estado, elevando-a um concelho jovem, aberto a uma mentalidade limpa e renovada, desprovida de laços que ainda prendem este nosso concelho a todos os séculos, décadas e anos que por este município vão passando... Ribeira de Pena caresse do pulo decidido, despedindo-se de 2009, fazendo também as últimas presses ás velhas reformas pouco inovadoras e antiquadas...

29/12/09 18:50  
Anonymous Vilarinho said...

No site do nosso presidente deparei-me com algo muito interessante, um discurso enviado directamente para os penatos e que nada corresponde à realidade!

Vi-me em total desacordo com a maior parte do que lá é exposto, como a tal mudança que foi iniciada á oito anos no primeiro mandato, mas que, a meu ver, ainda não arrancou;
Outra parte é aquela que se refere a Ribeira de Pena como um conselho muito desenvolvido: "Hoje os ribeirapenenses têm ao seu dispor mais e melhor ACÇÃO SOCIAL, mais e melhores EQUIPAMENTOS, mais e melhor EDUCAÇÃO e SAÚDE, mais e melhor CULTURA e DESPORTO".
A unica melhoria a meu ver foi realmente relacionada com o desporto tratando-se do Pena Aventura.
O Nosso "amado presidente" que se dispõe também a pagar um incentivo á natalidade aos pais durante os dois primeiros anos de vida das respectivas crianças, mas tenho conhecimento de crianças com quase dois anos, que os seus pais ainda nem sequer 1€ receberam na altura que os bebés mais necessitam de apoio e cuidados.

Denoto tambem que o nosso presidente não se refere no seu discurso á qualidade de vida dos penatos, sim, pois nesse aspecto ninguém trabalha nesse factor, e tambem parece que ninguem se importa sequer com a própria qualidade de vida. Com este comodismo, acabarão todos por ganhar úlceras de pressão pois estão parados a ver a vida a correr...


Já agora quem tiver curiosidade em saber o discurso do nosso presidente, está em http://agostinhopinto.com/

5/1/10 17:39  
Anonymous VIlarinho said...

Venho prestar o meu direito de divulgar a todos os penatos que existe um forum nacional destinado aos concelhos do nosso país.

E é por isso que peço aos internautas que visitem para discutirmos sobre o passado, presente e futuro do nosso concelho.

http://portalnacional.com.pt/vila-real/ribeira-de-pena/forum/

13/1/10 15:37  
Anonymous Vilarinho said...

Ao contrário do que alguns tenham pensado, eu nao sou daquela oposição barata que só critica, e hoje estou aqui para mostrar o contrário.
O nosso presidente que inicia agora o terceiro mandato tem tambem medidas de louvar, as quais saliento a criação do Pena Aventura, que trouxe empregos e turismo para a região, os apoios aos idosos, porque, afinal de contas, todos caminhamos para lá, e o incentivo á natalidade, na medida em que se luta contra a desertificação. Mas, isto apenas não chega, pois no terceiro mandato que decorre, bem como nos anteriores, Pena Aventura foi o unico empreendimento com benefícios de emprego para a nossa classe operária, e assim sendo, a falta de emprego também é um grande problema.

Assim sendo, estamos a ser incentivados a ter filhos, para, quando eles precisarem de trabalhar, têm que sair da sua terra natal, quase que por obrigação, ou seja, basicamente somos tratados como "barrigas de aluguer" que criam os filhos para eles terem que migrar rumo a outros concelhos!

15/1/10 22:14  
Anonymous Vilarinho said...

Foi com um certo ponto de interrogação que eu li orçamento lançado aos penatos esta semana.

Como é que eu e outros como eu no nosso concelho vamos acreditar num presidente e na sua respectiva "equipa" que, desde á oito anos para cá conseguiu por o nosso concelho nos mais pobres e mais desertificados do país?

Porque está presente que as ideias da equipa camarária até têm o potencial para resolver os problemas de ribeira de pena, mas a forma como os processos são tratados, muito levados pelo interesse em deterimento do melhor para Ribeira de Pena em geral.

Contando ainda com a nova lei que apenas permite três mandatos, como podemos acreditar que vão conseguir resolver em quatro anos aquilo que não foi possível resolver em oito?

A credidilidade que os penatos têm no presidente pode estar a ficar afectada, e com isso, os jovens podem não se acomodar, e lutarem também eles por um futuro que cada vez se vê mais negro, num orçamento que pode ser a luz ao fundo do tùnel.

Sr. Presidente, os penatos estão cada vez mais a deixar de acreditar no Pai Natal, por isso temos que ter menos promessas e mais obras.

20/1/10 16:05  
Anonymous gmm said...

Esperança, espanto, ansiedade, ironia, gozo, reflexão... Qual destes sentimentos, pergunto eu agora, esperaria a equipa da Câmra Municiapal de Ribeira de Pena, despertar nos leitores assíduos deste site, onde me vi a ler a lista das propostas eleitorais para 2010? Podem, deixo-o eu ao vosso cargo, optar por uma das expressões por mim deixadas aqui... Para vos ajudar na escolha, que confeso poder-se mostrar árdua, deixo aqui uma pista: os anos vão passando, os mandatos eleitorais também se vão desenvolvimento de dois pares em dois pares, o municípiuo é alvo de estudos credíveis que colocam Ribeira de Pena como um concelho sub-desenvolvido, longe do crescimento socio-económico esperado, a fuga das nossas terras regista-se cada vez mais assentuada e as medidas que então resolveriam a maior parte dos nossos dilemas, ficam à quem dos investimentos, pouco direccionados, de toda essa equipa... Independentemente de quem dá a cara e o trabalho pelas medidas então estipuladas para pôr a funcionar esta máquina do tempo estagnada, que é este conselho, é necessário que o façam com rigidez, acompanhados de medidas e propostas práticas, não meros mitos ruaris de um povo carenciado, não meras divagações que tentam fazer do grande e do muito, o essencial... É urgente acertar no núcleo desta miséria generalizada que se apoderou das nossas vidas como muníncipes de Ribeira de Pena, de concertar com a "chave de fenda" correcta o motor que pode fazer andar estas terras nossas... Perante esta minha descrição, espero ter ajudado na escolha certa da expressão: esperança, espanto, ansiedade, ironia, gozo ou reflexão???? Eu conto com a vossa escolha e os penatos contam com a vossa responsabilidade....

22/1/10 17:49  

Enviar um comentário

<< Home