Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

30 outubro 2007

Castanhas e Vinho - Festa de S. Martinho


INFORMAÇÃO


Uma das festas tradicionais do mundo rural é o S. Martinho. No final das actividades agrícolas anuais, a Festa de S. Martinho consagra um dos produtos mais emblemáticos da produção local – o vinho. É o período em que os agricultores abrem as vasilhas do vinho para se certificarem da adequada fermentação. Num mundo em que a actividade agrícola está permanentemente associada à festa, o S. Martinho é ocasião para a confraternização em volta do vinho – que garante o consumo do ano – e da castanha, o fruto da época que agora se começa a consumir cozido ou, principalmente, assado. E nada se casa melhor com um bom copo de vinho do que umas quentes e estaladiças castanhas assadas.

O mundo rural dos nossos dias já não é o mesmo de antigamente. As actividades tradicionais foram-se transformando graças às novas técnicas e formas de produção. Muita da alegria e da festa que envolviam essas actividades, desapareceram. Sobretudo, o cunho colectivo que envolvia as populações das aldeias, desapareceu. E é pena que assim seja…

Ribeira de Pena é um Município marcado pela ruralidade. A floresta e a agricultura são as suas principais riquezas. Castanhas e vinho continuam a fazer parte da nossa vida. Porque não fazer a festa?
É por isso que o Município de Ribeira de Pena leva a efeito, no próximo dia 10 de Novembro, uma Festa de S. Martinho sob a invocação de “Castanhas e Vinho”. Terá lugar no Jardim da Vila e decorrerá entre o meio dia e a meia noite. O Magusto será permanente e quem se deslocar a Ribeira de Pena terá oportunidade de escaldar as mãos com as belas castanhas de Trás-os-Montes. Para alimento de mais sustento, haverá um serviço de churrasco de carne maronesa. Para regar os sabores bons da terra, nada melhor do que o nosso vinho verde, colheita requintada do ano.
No recinto do magusto estarão disponíveis um conjunto de stands de produtos locais – produtores de vinho da região, fumeiro tradicional, compotas, batatas fritas, mel. E haverá animação ao longo do dia – o Rancho Folclórico de Balteiro actuará no recinto às 16.00h e, à noite, por volta das 21.00h, actuará no jardim um grupo de fados de Coimbra.

Ribeira de Pena vai assinalar este ano o S. Martinho, com castanhas e vinho. Uma oportunidade única para recordar antigas tradições e para visitar o concelho.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha esposa já foi professora em Ribeira de Pena, e havemos um dia deste passar por aí.
Quem sabe se não é já dia 10 de Novembro.

9/11/07 18:25  
Anonymous Anónimo said...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira) sitewww.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico:antonio.alproducoes@gmail.com.
Faculto orçamento desde que solicitado.
Agradeço o favor de acusarem a recepção deste conteúdo.

30/9/10 19:27  

Enviar um comentário

<< Home