Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

30 dezembro 2007

Votos de Bom Ano vindos do Brasil

OPINIÃO

A nota que segue recebi-a como comentário neste Blog. Como em outras ocasiões decidi evidenciá-la, para que os leitores a ela possam ter acesso directo.
Resta-me agradecer ao Dr. João Ferreira a sua simpatia e a sua amizade. São estas características, sobretudo, que justificam as palavras com que classifica o meu trabalho neste blog. Mas duas coisas me caíram sobremaneira bem – que o blog está bem escrito e que a selecção dos temas é criteriosa. Confirmam a minha vontade e o meu esforço.
De resto, ficam aqui expressos os seus votos endereçados para Ribeira de Pena. Que eu farei chegar directamente àqueles com que privo. E que hão-de cobrir de regozijo quantos o conhecem ou o começam a conhecer.
Um bom ano de 2008 para si. Da minha parte, entre os votos que formularei para o novo ano, estará o desejo de o reencontrar pessoalmente aqui, em Ribeira de Pena.


Meu caro amigo dr. Francisco Botelho.
Aproveito, em primeiro lugar, para o cumprimentar, para lhe desejar a melhor saúde, e para lhe manifestar meus votos de feliz e próspero Ano 2008. Gostaria que me permitisse enviar, através de seu blog, para todos os meus conterrâneos de Agunchos, de Formoselos, de Cerva e de todo o concelho de Ribeira de Pena, cumprimentos amigos e felicidades para o novo ano 2008 que vai começar. Se me permite personificar, envio especiais votos de Ano Próspero 2008 para o Senhor Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, senhor dr. Agostinho Pinto e demais autoridades do Município, para o pessoal da Real Tertúlia de Pena, para o Padre Joaquim, pároco de Cerva, para minha amiga Celeste Pereira, funcionária do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para a D. Maria de Lourdes da Casa do Cerrado em Agunchos, para o Toninho da casa do Pereira, em Agunchos, para a D. Teresa e dr. Vaz de Carvalho da casa da Timpeira, em Vila Real, e para meus familiares e amigos de Agunchos e Formoselos, e para todos os conterrâneos que ainda se lembram de mim.Em relação às suas crônicas e reportagens, sempre informativas e interessantes, meu caro dr. Francisco Botelho, devo dizer-lhe que li com muito interesse as últimas matérias que publicou sobre o Natal na Santa Casa de Ribeira de Pena e sobre o clima de Natal, representado por duas interessantes imagens que mostram um pouco da iluminação natalícia da vila, e ainda sobre a montaria feita ao javali. Em relação às suas reportagens, meu bom amigo, é natural que haja alguém, que ao menos uma vez na vida, louve sua benemérita ação cívica e cultural em prol do concelho de Ribeira de Pena e de suas gentes residentes e espalhadas pelo mundo, emigrantes e em diáspora. É natural que se louve, porque seu blog é finíssimo. Conheço muito tipo de jornalismo nacional e internacional. E seu jornalismo fica entre os melhores. Pela seleção de matérias, pela objetividade e pelo tratamento adequado com texto e imagem. Na precária situação local e regional que vive a imprensa serrana e tamecense, seu blog é a luz que temos para manter vivo, em termos concretos, nosso orgulho ribeirapenense e transmontano. Por isso, temos que prestigiar um blog que tem voz e é autoridade na notícia. A leitura, a divulgação e o apoio ao " Ribeira de Pena On line" tornaram-se para mim um ato de justiça cultural e social. Como boletim eletrônico informativo, tornou-se para mim o jornal da terra que sempre visito, leio e aprecio. É um jornal que sabe selecionar as matérias, é objetivo e apresenta-se como uma lição de jornalismo. Escreve com a correção própria dos textos clássicos de nossos principais autores. Além de informativo e de nos falar sobre as coisas da terra, é didático. Jovens e adultos podem aprender com ele. È por isso que dou os parabéns ao dr. Francisco Botelho. A par disso, desejaria, que o SCETAD-Boletim eletrônico do concelho de Ribeira de Pena fosse reativado e dinamizado , para uma alternativa. Apesar de termos também TV Basto e Semanário Transmontano, no contexto da pesquisa e da leitura, os parabéns vão em cheio para o dr. Francisco Botelho. Sempre atento, sempre atual, ele é o verdadeiro jornalista local e transmontano que representa a voz do Concelho de Ribeira de Pena. No dia em que ele for condecorado por este seu trabalho, eu irei pessoalmente a Santa Marinha dar-lhe o abraço que ele merece por todo o trabalho que desenvolve em prol de Ribeira de Pena. Saudações 2008.Brasília, 28 de dezembro de 2007.

João Ferreira. Professor Titular aposentado da Universidade de Brasília. Membro do Instituto Luso-Brasileiro de Filosofia, com sede em Lisboa. Atualmente Professor dos Cursos de Letras e Filosofia da Faculdade IESCO, Águas Claras, Brasília, Brasil.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Sr. Botelho destacou aqui um ribeirapenense que, apesar de estar longe e sem necessidade aparente de o fazer dado o seu currículo, tem um interesse por Ribeira de Pena e uma intervenção capaz de fazer ver a muitos dos que lá vivem. Pena que sejam tão poucos os desta força. Como porta-voz da Real Tertúlia de Pena aqui deixo, em nome dos seus membros, votos de um bom ano novo também para o Doutor João Ferreira.

2/1/08 22:51  

Enviar um comentário

<< Home