Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

24 maio 2007

Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro em França

INFORMAÇÃO

No passado fim-de-semana o Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro deslocou-se a França, a S. Galmier, para um conjunto de actuações e convívio com a associação portuguesa local.
Há mais de 10 anos que se vão consolidando os laços de amizade entre Ribeira de Pena e S. Galmier, tendo-se sempre falado numa geminação que não foi, até agora, concretizada. No entanto, os intercâmbios entre as duas comunidades têm sido anuais, com deslocações entre os dois países. Desta vez, a representação de Ribeira de Pena, chefiada pelo Presidente da Câmara, enquadrou várias intervenções do Rancho Folclórico de Balteiro.
No sábado, dia 19, o grupo de portugueses foi recebido na Câmara pelo Maire de S. Galmier e, pelo Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, foi-lhe renovado o convite a visitar o nosso concelho e a concretizar oficialmente a geminação entre os dois municípios. À tarde, o Rancho actuou no Jardim Público de S. Galmier.
Domingo, o grupo de portugueses assistiu à Missa Dominical, tendo actuado no largo fronteiro à Igreja a seguir à Missa. Mas, nesse dia, ainda teve mais duas actuações, uma no Jardim da cidade e outra junto ao Casino local.
Uma oportunidade única para reatar os laços entre a comunidade emigrante, os naturais de S. Galmier e os de Ribeira de Pena.

O Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro integra um conjunto de 50 participantes, entre dançarinos (24 jovens) e a Tuna com 23 pessoas. Originários do vale do Tâmega, usam os trajes tradicionais do Baixo Minho e interpretam peças do folclore nacional.

1 Comments:

Blogger Edward Soja said...

Olá,

gostava de saber quando foi fundado o Rancho F. J. de Balteiro.

O amigo pode saber?

Obrigado desde já.

16/10/10 04:00  

Enviar um comentário

<< Home