Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

21 novembro 2007

Montaria em Ribeira de Pena

A Câmara Municipal de Ribeira de Pena leva a efeito, através da Zona de Caça Municipal, uma montaria ao javali no próximo sábado, dia 24. A concentração dos caçadores será às 08.30h na vila de Ribeira de Pena, dirigindo-se depois os participantes ao local da batida.
No final da Montaria será servido um almoço a todos os participantes que o pretenderem.

As inscrições para a Montaria deverão ser feitas junto à Câmara Municipal através do número 259 490 500.

15 novembro 2007

"Entre quem é!" apresentado em Ribeira de Pena


É hoje apresentado em Ribeira de Pena o livro de Maria da Assunção Anes Morais “Entre quem é! Tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro no Diário de Miguel Torga”, editado pela Pé de Página, de Coimbra.
A sessão de apresentação será efectuada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21.00h, e contará com a presença da autora e de Hercília Agarez, a quem caberá uma leitura sobre o livro.

A autora é natural de Chaves e actualmente professora de Português e Latim na Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar. É também directora do Círculo Cultural Miguel Torga.

"O estudo de Maria da Assunção Anes Morais (...) constitui apreciável contributo para o aprofundamento de um dos vectores mais importantes na obra de Miguel Torga, principalmente nos numerosos volumes do Diário: o registo documental e o aproveitamento literário das tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Percorrem-se atentamente as centenas de páginas da obra do escritor transmontano e, a partir da sistematização das oportunas e abundantes ocorrências, consideram-se com pertinência e muito cuidado os costumes, as
crenças, as festas, as romarias, as composições orais tradicionais (canto das
malhas, teatro popular, lendas), tudo quanto, nesse “reino maravilhoso”, impressionou o saber e a sensibilidade do médico e escritor, mas, poder-se-á acrescentar, de um muito atento observador de vocação etnográfica, com curiosidade de antropólogo.
Para além da inventariação e aprofundamento das tradições propriamente ditas, colhidas na obra torguiana, assinale-se o cuidado de as fundamentar em adequada informação da Literatura Portuguesa e da própria Teoria da Literatura, ao mesmo tempo que persegue uma intencionalidade didáctico-pedagógica. Trata-se, assim, de uma obra que ressalta com excelência o que o telúrico Torga sobre si mesmo escreveu: “Tudo (…) era como em mim, ligação à terra, às tradições, às origens”
(3 de Abril de 1983, Diário, volume XIV).

Prof. Doutor João David Pinto Correia
(Faculdade de Letras e Centro de Tradições Populares
Portuguesas Universidade de Lisboa)