Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

06 agosto 2006

Feira do Linho atrai muitos visitantes




INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Abriu, na passada sexta, a oitava edição da Feira do Linho. Com simplicidade e sem a presença de individualidades do Governo. Lado a lado, os Presidentes da Câmara de Ribeira de Pena, de Boticas, de Montalegre e de Vila Pouca de Aguiar. E povo, muito povo, para ver as cerca de 100 barracas de expositores, aproveitarem o verde de honra prodigamente oferecido aos convidados e apreciarem os grupos folclóricos que actuaram ao fim do dia.
Diferente a edição deste ano? Não!
Algumas diferenças? Sim, e positivas – pelo menos notei três (a definição do circuito dos visitantes, que privilegiou os stands de exposição; a iluminação nocturna, com motivos alusivos ao mundo rural e a animação de rua por um grupo de funâmbulos e palhaços, para além do lançamento de 3 páraquedistas).
Chega? Acho que todos sentem que não. E ficaram as promessas do executivo: para o ano a Feira será noutra data, noutro espaço e definida com mais tempo. E o concelho contará já nessa data com um “Museu do Linho”.

Há um ano escrevi aqui sobre a Feira do Linho. O texto, relido agora, mantém toda a oportunidade. Não é difícil fazer mais e melhor. É só preciso ter vontade.
Ah, é verdade, esquecia-me – e competência!...

03 agosto 2006

Feira do Linho abre amanhã

INFORMAÇÃO

Integrada ainda deste ano nas Festas da Vila, a Feira do Linho inaugura amanhã a sua oitava edição.
Sem novidades, apresenta-se no mesmo espaço, junto ao Pavilhão Desportivo e às Piscinas Municipais, depois de se ter anunciado na sua deslocalização para o recinto junto à Zona Desportiva. O Programa repete igualmente o modelo dos anos anteriores.
Segundo dados fornecidos pela autarquia, estarão presentes uma centena de expositores e aguardam-se mais de 20.000 visitantes.
Por ocasião do anúncio da Feira, algumas notas foram deixadas sobre o futuro. Em primeiro lugar a intenção de tornar o certame independente da Festa da Vila, relegando-o para Julho ou para uma data de Agosto que não coincida com as tradicionais festas do mês. Em segundo lugar a sua localização no centro da vila, utilizando o espaço do Jardim Municipal. Finalmente, o anúncio da criação de um Museu do Linho, que irá ocupar as instalações dos antigos Paços do Concelho, na Venda Nova, que vêm sendo designados por Núcleo Museográfico da Venda Nova e que albergam um conjunto de curiosidades locais, com abertura duas vezes por semana.
Aguardaremos a nona edição do certame para verificar da bondade destas intenções…

Programa da Feira do Linho:
Dia 4 de Agosto

18.00h – Abertura com sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal
18.30h – Espadelada com o Grupo de Tecelagem de Limões
19.30h / 21.00h / 21.30h / 22.00h / 22.30h - Actuações do Rancho Folclórico de Tondela, do Grupo de Concertinas “Trio Lopes”, do Rancho Folclórico de Balteiro e do Rancho Folclórico de Agunchos.
Dia 5 de Agosto
14.00h – Abertura da Feira
19.30h – Actuação do Grupo de Pauliteiros de Miranda
20.30h – Actuação das Tunas Universitárias do Minho e Gestituna
Dia 6 de Agosto
11.00h – Abertura da Feira
20.00h – Actuação do Grupo de Concertinas e Cantares ao Desafio
21.30h – Desfile de Moda – MODABARR E LILIANA