Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

24 outubro 2005

Ranking das escolas secundárias

INFORMAÇÃO

O jornal Público publicou na sua edição de sábado (22-10-2005), um caderno especial intitulado Ranking das 595 escolas secundárias. Uma classificação baseada numa análise das classificações obtidas pelas 595 escolas secundárias no exame do 12º ano ao nível de oito disciplinas, a saber: Matemática, Português A, Português B, Biologia, Física, Química, História e Psicologia.
Várias análises são produzidas no referido caderno, designadamente a leitura da relação ensino público – ensino privado, com um assinalável sucesso por parte das escolas do ensino privado.
Interessa-nos, no entanto, uma análise dos resultados divulgados no que diz respeito a Ribeira de Pena. E a primeira leitura é francamente negativa – entre 595 escolas secundárias, a de Ribeira de Pena figura no ano de 2005 em 550º lugar. Ou seja, quase no fim da tabela. Suportando este resultado está uma média (das 8 disciplinas) de 8,0, para o que muito contribuíram os resultados de Matemática, onde a média se ficou pelos 2,6 (40 provas, com um máximo de 15,1 e um mínimo de 0,0).
O melhor resultado de Ribeira de Pena foi a Português B (português da área de ciências), com uma média de 12,7 entre as 26 provas efectuadas, o que lhe atribuiu o número 83 no ranking nacional. Mais médias positivas a Física – 13,5 e a Biologia – 10,3. Para além disso, tudo negativo: 8,2 a Português A, 8,4 a Química, 9,6 a História e 7,6 a Psicologia.
Resultados muito inferiores aos do ano anterior e que merecem ser reflectidos por parte de toda a comunidade escolar e, obviamente, por parte de toda a comunidade ribeirapenense. Porque o ensino das novas gerações é o pilar do desenvolvimento das comunidades. E Ribeira de Pena, que tem de combater os contratempos de um significativo atraso de desenvolvimento, não pode descurar o sucesso do seu ensino.
Na comparação regional, Ribeira de Pena fica também muito mal colocada. Na área de Basto, Mondim averba um honroso 64º lugar, Cabeceiras fica em 427º, Celorico em 518º. E ao nível do Alto Tâmega, Vila Pouca fica em 108º, as escolas de Montalegre em 217º, 401º e 461º, as de Chaves em 27º (Fernão de Magalhães), 232º, 386º e 450º. Valpaços, ficou em 501º. Piores que Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, apenas Murça (589º) e Peso da Régua – Rodo (564º).
Um elemento de análise que é referido no caderno do Público aponta a Escola Secundária de Ribeira de Pena como uma das que apresentam um maior diferencial entre a classificação interna da escola e a classificação do exame. Aí, a diferença é de 3,74%, a 12ª a nível nacional.