Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

14 outubro 2005

Começaram os trabalhos da ExpoBrasil de Desenvolvimento Local

INFORMAÇÃO

Entre comunicações, oficinas e painéis, foram 29 os momentos apresentados pelo Programa da ExpoBrasil ao longo de quinta-feira. Uma oferta diversificada de temas e de interesses que fazem da Expo uma permanente roda viva. Pelo meio ficam os encontros, reencontros e descobertas de gente vinda de todo o lado, ansiosa de mostrar o que está a fazer e de descobrir os pontos de contacto que pode estabelecer com os restantes presentes.
A Agenda 21 Local, Juventude e desenvolvimento local, o Microcrédito, o Comércio Justo e Solidário (V Seminário internacional), o Combate à Pobreza, Dinâmicas de grupo, Comunicações, Desenvolvimento Local e Turismo, Tecnologia Social, Novas institucionalidades para o desenvolvimento local, Meio Ambiente, Economia Solidária; estes alguns dos temas que perpassaram pelas diversas salas do Centro de Congressos do Ceará.
Mas é sempre nas esquinas do encontro que a festa acontece. Comigo aconteceu no reencontro de Everardo Lopes, um animador cultural de longa data, uma personalidade ímpar e um comunicador nato. Conheci-o em Belo Horizonte, numa das suas intervenções da ExpoBrasil abordando o tema Cultura e Desenvolvimento Local. Obriguei-me a esperar por ele e cumprimentá-lo tão entusiasmado ficara com a comunicação. Quase não o reconheci. Mas depois de o ouvir falar apaixonado da sua campanha pela paz e do sonho de introduzir a luta pela paz na pauta das intervenções sociais e do desenvolvimento local, vieram à memória os bons momentos já vividos. Falámos sobre a paz, sobre o desenvolvimento local, sobre a violência nos nossos dois continentes. Descobrimos as afinidades de pensamento e de intervenção. E reforçámos no reencontro a força que nos move para trabalhar por causas e para as pessoas.
Afinal, esta é a grande riqueza da ExpoBrasil.