Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

01 outubro 2005

I Grande Prémio de Orientação de Ribeira de Pena

INFORMAÇÃO

Organizado pelo Clube de Orientação do Minho, realiza-se em Ribeira de Pena, nos próximos dias 15 e 16 de Outubro, o I Grande Prémio de Orientação, a contar para os rankings da Taça de Portugal e para o Troféu de Regularidade.
As inscrições para competição terão lugar até ao dia 8 de Outubro. A competição será feita na zona de Lamelas, sendo o Secretariado montado no Parque de Lazer e a partida dos primeiros atletas prevista para as 14.30h do dia 15.
No dia seguinte de manhã reeditam-se as provas, desta vez da parte da manhã, a partir das 09.00h estando a entrega dos prémios e o encerramento previstos para as 13.00h.
De notar que este I Grande Prémio de Ribeira de Pena proporciona ocasião para a realização da Assembleia da Federação Portuguesa de Orientação, que será efectuada na tarde de sábado, no Salão da Junta de Freguesia do Salvador.
Informações completas sobre esta actividade desportiva poderão ser obtidas em http://cominho.web.pt.

Em termos informativos, e retirado do site da Federação Portuguesa de Orientação, alguns elementos para compreender a modalidade e as provas em disputa:
A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.
Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação electrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo) o praticante comprova a passagem por cada ponto.
A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!”

Taça de Portugal FPO - Conjunto de 10 ou 11 provas de 1ª categoria, que se realizam ao longo da época desportiva (de Setembro a Junho), sendo atribuída pontuação em função da classificação em cada escalão etário.
Troféu Regularidade FPO - Conjunto de provas nacionais (incluindo as de 1ª categoria), que se realizam ao longo da época desportiva (de Setembro a Junho), sendo atribuída pontuação em função da classificação em cada escalão etário.”

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vi com atenção e agrado as páginas de informação e opinião que, com a argúcia e rigor habituais, aqui nos ofereces. V
oltarei mais vezes, se possível com textos da minha lavra.
Conta comigo!
Abraço.
JJC
jjorgecarvalho@hotmail.com

4/11/05 13:01  

Enviar um comentário

<< Home