Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

13 outubro 2005

Inaugurada a ExpoBrasil de Desenvolvimento Local

INFORMAÇÃO

Foi inaugurada ontem, ao fim da tarde, a 4ª edição da ExpoBrasil de Desenvolvimento Local, que este ano tem lugar no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.
Presidiu à cerimónia o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, em representação do Governador do Estado. Presentes ainda o Secretário da Economia da Prefeitura de Fortaleza, que fez as honras da casa. Mas a ampla mesa de abertura sentava representantes dos organismos financiadores do evento, entre os quais o do Banco do Nordeste, a Electrobras, a Fundação Kelog e o SEBRAE. Todos unânimes em enaltecer a iniciativa e a reflexão que ela permite na abertura de novos caminhos para o desenvolvimento das populações. Desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável, participação cidadã, envolvimento da sociedade civil foram conceitos expressos pelos próprios financiadores, comprometidos com o imenso público – cerca de 1500 participantes – presente no grande auditório.
E como os brasileiros tão bem sabem fazer, a sessão de abertura acabou com um sarau musical. Não foi tão importante assim a qualidade do espectáculo. Mas ninguém pode ficar indiferente quando é apresentado um grupo como o de Tamboril, que declara a sua emoção por, depois de 6 horas de viagem em autocarro, poder actuar pela primeira vez perante uma plateia tão grande e representando todo o Brasil.
E a ExpoBrasil é isso mesmo – à informação e reflexão que possibilita há que somar as emoções. As emoções da partilha, as emoções da fé, da crença na possibilidade de construir um mundo melhor, de ser protagonista de um futuro.