Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

05 outubro 2005

Programas eleitorais

INFORMAÇÃO

São três as candidaturas à Câmara de Ribeira de Pena, da coligação PSD/CDS-PP, do PS e da CDU. Mas é como se fossem só duas. A CDU não colocou um único cartaz nas vilas do concelho e, contactada por email sobre o seu programa em Ribeira de Pena não deu qualquer resposta.
Resta-nos, assim, confrontar os dois programas que estão nas ruas, o da coligação PSD /CDS-PP e o do PS. Numa análise sumária, gostaria de referir que:
- Ganhe quem ganhar as eleições do próximo domingo, os ribeirapenenses poderão contar com as seguintes iniciativas, prometidas pelas duas candidaturas:
1. Subsídio de nascimento (prémio de 200 € mensais para todas as crianças com menos de 2 anos – PSD; subsídio complementar de nascimento – PS)
2. Construção de habitação social (na vila de Cerrva – coligação; em Cerva e Ribeira de Pena – PS)
3. Construção do quartel da GNR em Ribeira de Pena
4. Centro de Fisioterapia (apoiar a instalação do Centro de Fisioterapia, com projecto já efectuado – coligação; apoiar a criação de um centro de fisioterapia – PS)
5. Continuar a proporcionar aos idosos actividades culturais e recreativas – coligação; promover actividades que combatam a solidão dos idosos – PS)
6. Cartão do Idoso (continuar a distribuir com rigor – coligação; reforço das regalias – PS)
7. Revisão do PDM (concluir a revisão do PDM – coligação; revisão urgente e definitiva do PDM – PS)
8. Toponímia do concelho (concluir a toponímia já iniciada – coligação; idem – PS)
9. Rectificação da estrada entre Santa Eulália e Cerva
10. Conclusão da estrada Alvadia – Macieira
Há mais, mas numa leitura imediata ressaltam as parecenças. O que até será normal já que as carências são objectivas e alheias a ideologias políticas.

Mas há algumas diferenças e especificidades. Senão vejamos.
O PS propõe, nada mais nada menos do que cinco Gabinetes de Apoio – Gabinete Municipal da Juventude, Gabinete de Apoio ao Agricultor, Gabinete de Apoio aos Promotores Turísticos, Gabinete de Apoio ao Emigrante, Serviço Municipal de Urgência, para apoio aos idosos e famílias carenciadas. Promete retomar diligências para a criação da Comarca e pretende de imediato a criação de um Julgado de Paz. Promete uma festa do cabrito e outra do maronês, para além da feira do linho. Promete promover a certificação e validação de competências.
Por outro lado, o PSD promete criar incentivos à instalação de pequenas e médias empresas, continuar a apoiar a criação de uma unidade hoteleira, elaborar estudos dos recursos minerais e hídricos, elaborar um Plano de Defesa da Floresta, construir um complexo desportivo municipal em Lamelas, apoiar a criação de um circuito automóvel, construir um mini anfiteatro ao ar livre.

Uma grande diferença notei nos programas da coligação e do PS. Só a coligação apresenta propostas na área da cultura. Desde a dinamização da Biblioteca e Auditório em construção à Casa de Camilo, ao Núcleo Museológico. Uma diferença significativa, no meu ponto de vista.

De resto, ambos os programas apresentam apenas uma listagem de intenções. Nenhuma definição de estratégias enquadradoras. Ficam aos eleitores de Ribeira de Pena, muito mais do que as intenções, o perfil pessoal, a competência e as provas dadas dos candidatos que se apresentam. Porque nos conhecemos todos. Que a votação seja feita então pela confiança – e não pela promessa de favores…