Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

10 julho 2007

Respigando um comentário - O Site da Câmara

OPINIÃO

Já o referi anteriormente, perdoar-me-ão a repetição. Às vezes os leitores deixam comentários no Blog que merecem uma exposição própria, para que possam ser lidos por todos os visitantes. Permitir-me-ão então que divulgue um dos últimos, que reza assim:

“Poderão fazer chegar ao responsável do site da Câmara que o mesmo não está activado, não deixa recolher informações para postar, nem recebe correspondência.Há meses que isto acontece.qualquer contacto, agradeço parajstpto@gmail.com alcinavaladares@hotmail.comNossos cumprimentos “

Têm estes leitores toda a razão e aproveito a oportunidade para tecer alguns comentários sobre o assunto.
O site da Câmara Municipal de Ribeira de Pena foi concebido no âmbito de um projecto conjunto do Alto Tâmega, designado “Espigueiro”, apoiado por fundos comunitários e executado pela UTAD.
Na sua concepção esteve basicamente a ideia da difusão histórico-turística e da informação sobre actividades do concelho. Concepção limitada, mas razoavelmente concretizada em termos gráficos e de conteúdos (textos e imagens).
Sucede que o projecto “Espigueiro” terminou, a equipa da UTAD que o assegurava foi desactivada e as Câmaras Municipais passaram a ter um site absolutamente estático, com acesso único à página de notícias que vai sendo actualizada sempre que possível.
Esta a situação actual que, como os leitores se queixam no comentário, não satisfaz cabalmente. Já discuti o assunto directamente com a Presidência e já assegurei a criação de uma equipe que possibilite a revisão de conteúdos, a sua extensão e novas operacionalidades interactivas. Defendi junto da Presidência um site diferente, construído em volta de quatro elementos essenciais, a saber: informação histórica do concelho; informação turística do concelho; informação completa da actividade da Câmara Municipal, com publicação on-line de actas e documentos regulamentares; viabilidade de acesso on-line aos serviços da Câmara, com completa interactividade. Isto independentemente do indispensável noticiário local.
A transformação do site não é difícil, o difícil será a mudança cultural que canalize políticos e técnicos para esta nova abordagem virtual. Que hoje em dia é essencial e sem a qual Ribeira de Pena entrará seguramente no capítulo dos “info-excluídos”.
O que é preciso então? Em primeiro lugar resolver junto da UTAD o acesso ao domínio cm-rpena.pt e ao controle de todas as páginas do site. Em segundo lugar assegurar o trabalho de webmaster, contratualizando com o exterior ou utilizando a chamada prata da casa. Em terceiro lugar consensualizar o tipo de site que se pretende e redefinir toda a sua estrutura. Em quarto lugar assegurar a produção adequada dos conteúdos.
Acredito que para muitos responsáveis esta preocupação de melhorar o site da Câmara não faça sentido. Pessoalmente considero-o prioritário. E continuarei a lutar para que as coisas se transformem. O comentário de amigos leitores do Porto só veio reforçar a minha convicção.
Finalmente, a garantia de que faço chegar este post directamente ao Gabinete de Apoio à Presidência. Onde há gente sensível e atenta que não deixará de o ter em conta.

1 Comments:

Blogger naturalissima said...

tentei varias vezes escrever ao contacto da camara indicado nesse site e ninguem responde, haviam de dar mais importancia a comunicaçao via internet.
http://www1.fotolog.com/naturalissima

16/7/07 12:01  

Enviar um comentário

<< Home