Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

19 julho 2007

Geminação de Ribeira de Pena com Vianden (Luxemburgo)


INFORMAÇÃO


Ribeira de Pena iniciou diligências para a geminação com a Comuna de Vianden, no Luxemburgo, ondereside uma importante comunidade portuguesa e ribeirapenense.
Transcrevemos a seguir uma notícia publicada no Jornal Contacto, uma edição em língua portuguesa editado no Luxemburgo (http://www.jornal-contacto.lu/) e que dá nota da visita, no passado dia 7, do Presidente da Câmara de Ribeira de Pena àquela Comuna e dos contactos que aponta para a afirmação da geminação no próximo mês de Março.
As autoridades de Viandem deverão visitar Ribeira de Pena a 13 e 14 de Agosto.
A seguir, a transcrição da notícia do Jornal Contacto:

Esteve presente este fim de semana em Vianden uma Delegação de Ribeira de Pena ( Portugal ) composta por dois elementos, o Presidente da Câmara (Agostinho Pinto) e o Presidente da Junta de Freguesia do Salvador(Joaquim Pinto) para discutir a possibilidade de uma geminação com a comuna de Vianden.

Decorreu no passado Sábado dia 7/7/07, na comuna de Vianden, uma reunião que teve como objectivo iniciar as negociações de geminação das duas Vilas (VIANDEN e RIBEIRA DE PENA), onde estiveram presentes representantes das duas Vilas tais como a digníssima Burguemestra de Vianden (GabyFranzen) o Echevin e Presidente da C . de Estrangeiros (Nico Walisch) o Vice Pres. Da C. de Estrang. (José Mendes), Presidente da Câmara de Ribeira de Pena( Agostinho Pinto) e Presidente da Junta Freguesia do Salvador(Joaquim Pinto) entre outras individualidades.
Na ordem de trabalhos foram apresentados e discutidos os pontos de interesse para ambas as partes, tais como de âmbito cultural, empresarial, desporto, etc. e marcaram a data de Março de 2008, altura em que se festeja os 7OO anos da Vila de Vianden, para assinatura da geminação.
Foi-nos dito pela digníssima Burguemestra de Vianden que a comunidade portuguesa é bastante significativa na Vila e bastante importante para o desenvolvimento da mesma, tanto no âmbito desportivo, cultural, etc , e que cerca de 52% dos jovens que frequentam as escolas são Portugueses.
A comuna de Vianden comporta uma população de 1511 habitantes e tem uma area de cerca de (10km²) sendo asssim dividida por 151 habitantes por Km².
O Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, comprometeu-se perante os presentes a fazer chegar durante a próxima semana ,às mãos dos responsáveis da comuna de Vianden , um dossier onde salienta todos os pontos principais de interesse do concelho, em várias áreas tais como turístico, histórico, cultural, empresarial, etc.
O executivo da comuna de Vianden acompanhou a delegação de Ribeira de Pena ao longo do dia, mostrando-lhes alguns pontos de interesse turístico e cultural, como o Castelo de Vianden, o Parque de Desportos Radicais, o Teleférico, a Igreja Matriz, entre outros.
Cerca das 18 horas, de regresso à comuna de Vianden, o executivo
fez apresentação à delegação de Ribeira de Pena dos responsáveis de diversas associações, clubes de futebol, etc. existentes em Vianden.
A Burguemestra de Vianden aproveitou para agradecer a José Mendes, Vice Presid. C. Estrangeiros a oportunidade que lhes foi dada para a possível geminação com Ribeira de Pena, pois sem ele tal não teria sido possível.
No final, o Presidente da Câmara de Ribeira de Pena aproveitou para agradecer em nome da delegação todo o apoio que lhes foi dado e retribuir como prova de
Gratidão, fazendo um convite ao executivo de Vianden para visitar Ribeira de Pena de 13 a17 de Agosto do corrente ano, altura em que se festeja no concelho a festa do emigrante.
JOAQUIM PEDREIRA