Ribeira de Pena Online

Ribeira de Pena Online pretende divulgar informação e opinião sobre Ribeira de Pena e as suas gentes

Nome:
Localização: Ribeira de Pena, Portugal

Ribeirapenense por opção e devoção. Cidadão activo e participante na área da cultura e do desenvolvimento. Com opinião e ainda com uma réstea de esperança.

27 março 2006

Escola de matosinhos visita Camilo em Ribeira de Pena

INFORMAÇÃO

Um grupo de 45 professores da Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, esteve em Ribeira de Pena no passado sábado, dia 25 de Março, numa visita que intitulou “Os anos da juventude entre as encostas do Minho e de Trás-os-Montes”.
Depois de uma passagem pela Casa dos Brocas, em Vila Real, deslocaram-se até Vilarinho da Samardã para conhecerem a casa onde Camilo viveu com a irmã Carolina e para assistirem à leitura da exumação do cadáver da Maria do Adro, episódio romântico que Camilo escreveu nas “Duas Horas de Leitura”.
A visita ao Fojo do Lobo, na Samardã, teve de ser cancelada pois as chuvas intensas dos últimos dias tornaram intransitável o estradão de acesso ao local. É pena que nunca se tenha apostado num acesso mais eficaz a um tão significativo elemento do património rural transmontano, que Camilo acabou por imortalizar nas suas páginas. Uma jóia desaproveitada…
A visita prosseguiu no Castelo de Aguiar, espaço recentemente recuperado e preparado para a visita. Aí, contemplando o magnífico Vale de Aguiar, foram lidos episódios de “O Esqueleto” e dos “Mistérios de Lisboa” (a história do capitão de Vidoedo).
Depois de um lauto almoço já em Ribeira de Pena, o grupo visitou Friúme e a casa onde Camilo viveu com a sua jovem esposada, Joaquina Pereira de França. Depois foi a vez de visitar a Igreja Matriz do Salvador, imponente templo barroco onde Camilo se casou em 18 de Agosto de 1841.
Depois de atravessada a ponte de arame, que liga as duas margens do Tâmega entre a Ribeira e Santo Aleixo d’Além Tâmega e onde foi possível ouvir textos de Camilo inseridos na “Maria Moisés” e no sexto dos “Doze Casamentos Felizes”, o grupo terminou a visita em Bragadas, na casa do Barroso, cuja história Camilo ilustrou na “História de uma Porta”, conto que integra as “Noites de Lamego”.
Último dia do horário de Inverno, foi já com noite que o grupo abandonou a Ribeira, rumo ao Porto. Apaixonado pela paisagem e pelo fascínio da obra de Camilo. Com projectos de regressar.